Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

domingo, 14 de janeiro de 2018

República Tcheca: Praga

(Viagem em 09/2016, Publicado em 01/2018; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)

Praga é a capital da República Checa e está localizada na Europa Central, em ambas as margens do rio Vltava. É uma das cidades históricas mais bem conservadas.


Felizmente, sua arquitetura não sofreu muitos danos durante as guerras. Visitá-la significa absorver uma cultura que começou a se desenvolver por milhares de anos (resquícios atestam a existência de povoações entre os anos 5000 e 2700 a.C. É também conhecida como "cidade das cem cúpulas".




Não há dificuldades em se locomover por Praga, existe metrô e bonde elétrico. Porém, a melhor maneira de se apreciar sua belíssima arquitetura, principalmente na parte histórica é a pé.






A cidade nasceu e cresceu no cruzamento de antigos caminhos comerciais. Sua história começa aqui no Portão Matias, entrada principal do Castelo de Praga. É a primeira obra barroca da arquitetura praguense.


O Castelo foi fundado pelo Príncipe Checo Borivoj na segunda metade do século IX, no alto de uma colina, para que esta fortificação dominasse a região e as embarcações que transitavam pelo rio Vltava.



Na Praça do Castelo (Praça Hradcanské) encontramos os palácios:

- Palácio Episcopal: em 1562, o rei Fernando I o doou ao arcebispo de Praga. Originalmente construída no estilo renascentista, foi reconstruído pelo arcebispo Jan Bedrich no estilo barroco. O palácio deve a sua atual arquitetura no estilo rococó a uma posterior reconstrução, que respeitou as características barrocas anteriores e aplicou elementos decorativos no estilo rococó. A coleção de oito tapeçarias francesas dos anos 1764-1765 é uma das mais preciosas do palácio.


- Palácio Toscano: foi construído em estilo barroco-romano nos anos 1689-1691 no lugar de várias casas burguesas e de nobreza. Pertencia ao conde Thun-Hohenstein que tinha uma biblioteca e coleções preciosas.



O palácio é um edifício de quatro alas enriquecido com sete estátuas. A escultura do arcanjo Miguel – patrono do arquiteto do palácio, se encontra na esquina. É datada de 1693.




- Palácio Schwarzenberg: é considerado um dos palácios mais belos da capital, não só por sua rica e belíssima decoração esgrafiada, como também pela sua localização extraordinária sobre um penhasco rochoso na rampa do castelo. Construído entre 1545 e 1563, possui no seu interior coleções do Museu Militar Histórico.


 O Castelo de Praga é praticamente uma cidade, e no seu interior destaca-se a Catedral de São Vito que é o templo principal do castelo, centro espiritual e pérola arquitetônica do país.



Na fachada sul da Catedral há a Porta de Ouro. Tendo sido no passado a entrada principal da catedral, representa o Juízo Final: no centro encontra-se o Jesus Cristo, por baixo dele estão ajoelhados os patronos do país e mais para baixo, dos dois lados, Carlos IV com sua esposa Elisabete de Pomerânia.



A torre da catedral tem 96,5m de altura, é rematada por um elemento renascentista em forma de elmo e tem 4 sinos: o sino Sigismundo é o maior sino da Boémia e foi fundido em 1549.



A fachada ocidental da catedral é neogótica com duas torres de 82m de altura. 




A rosácea de pedra representa cenas de cada um dos dias da criação do mundo. Na porta de entrada de bronze está representada a história da construção da catedral.




A janela da nova capela episcopal com cenas da vida de São Cirilo e São Metódio foi criada segundo o desenho do pintor checo Alfons Mucha.



A catedral tem 124m de comprimento e 60m de largura. A abóbada da nave principal forma uma rede e Petr Parlér foi o primeiro a utilizá-la na Europa Central.



A segunda igreja do Castelo é a Basílica de São Jorge: duas torres de marga, brancas, de diferente largura cada uma, erguem-se no panorama do Castelo. Foi fundada em 920 pelo príncipe Vratislav I (pai de São Venceslau).


Em 973, Mlada (irmã de Boleslav II) fundou  junto da igreja um convento e as primeiras freiras da Ordem de São Benedito foram para a Boémia. 


No início do século XIII construiu-se a capela no estilo romântico tardio, dedicada à Santa Ludmila. As estátuas e a fachada representam o príncipe Vratislav e a abadessa Mlada.


A sala Vladislav é o maior espaço profano da Praga medieval. Foi edificada pelo rei Vladislav Jagellão entre 1493 e 1502. A abóbada em forma de estrela foi arquitetada no estilo gótico tardio. A sala serviu para celebrar banquetes de coroação e bailes. A partir de 1918 a sala passou a ter a função de realizar a eleição do Presidente da República.


A Sala do Conselho do Reino (Dieta da Boémia) servia ao órgão supremo da justiça medieval checa – Tribunal do Reino. O escrivão sentava-se na tribuna renascentista (1564) para ter acesso direto à sala do Arquivo do Reino. A construção da sala iniciou-se em 1559 e quatro anos após foi abobadada em estilo gótico tardio.



Na Sala do Arquivo do Reino as atas do Arquivo são uma coleção de inscrições sobre as transferências dos bens imóveis e as decisões do Tribunal Real, com caráter legal. Os brasões dos funcionários do Arquivo decoram as paredes da sala datando dos anos 1561-1774.


Atrás da catedral existem pequenas casas que serviam de residência dos artilheiros do castelo. É o lugar conhecido como BECO de OURO.


As casas foram construídas junto à muralha de defesa do castelo a partir do século XVI. Podemos observar várias armaduras:



Tornou-se uma lenda tradicional a afirmação de que nos tempos do imperador Rodolfo II os alquimistas viviam nestas casas, dedicando-se ao fabrico do ouro. Elas foram preservadas e expostas da forma como eram utilizadas, o que torna muito interessante imaginar a vida neste lugar!

  

Conforme a profissão dos artilheiros foi decaindo, as casas pitorescas foram sendo progressivamente ocupadas por artesãos de toda a índole.




Nos anos seguintes os pobres e malfeitores praguenses as ocupavam.


No século XIX as pessoas começaram a apreciar a magia romântica deste local. Várias roupas da época estão em exposição:




No século XX viveram aqui várias personagens destacadas, entre elas, o escritor Franz Kafka que em 1917, tinha o seu escritório na casa 22 da dita ruela.


Havia cinema neste Beco



O castelo de Praga é a sede do governo e residência do presidente desde 1918. Apesar de ter começado a ser construído no século IX, passou por várias reformas.


Um modo interessante de se conhecer Praga é percorrer o CAMINHO DOS REIS. Podemos imaginar como acontecia o cortejo de coroação até à suprema honra. Iniciaremos a caminhada na Torre de Pólvora (ao lado da Casa Municipal), onde partia o cortejo...


Siga pela rua Celetná até a Praça da Cidade Velha (cidade mais antiga da Boêmia, fundada durante o reinado de Venceslau I em 1232-1234).

Esta praça é muito bonita e vemos estruturas arquitetônicas imperdíveis:

- Câmara Municipal: criada em 1338 é um conjunto de 5 casas:

. Casa de Volflin de Pedra: Constitui a base da Câmara, sobre o portal de origem gótica encontra-se a janela renascentista com os símbolos do Império Sacro Romano, do Reino de Boémia e da Cidade Velha dos dois lados.


Casa Kriz: este segundo edifício foi adquirido em 1360. No primeiro piso decora-o uma belíssima janela renascentista. A inscrição anuncia a todos que Praga é a capital do reino, ou seja, do país. Por trás desta janela encontra-se a sala nupcial da Câmara Municipal.


. Casa do peleiro Mikes: Tem uma fachada neo-renascentista.
. Casa do Galo: Com estilo classicista foi adquirida pela capital depois de 1830.
. Casa do minuto: tornou-se parte da Câmara Municipal a partir de 1896. Esta chega até a praça.

Na Torre da Câmara Municipal (1338), do lado sul, encontra-se o famoso relógio astronômico (os apóstolos rodam nas janelas a cada hora certa) que engloba o esqueleto e as alegorias de Avareza e Vaidade, bem como toda a ciência astronômica: indica anos, meses, dias e horas, o nascer e o pôr do sol e da lua e os signos do zodíaco.


- Igreja de Nossa Senhora diante de Týn: foi fundada no final do reinado de João de Luxemburgo. Tem este nome porque ao lado desta praça (antes de 1100) foi construído um grande pátio fortificado denominado Týn.  A partir de 1380 a sua edificação continuou a ser construída e só ficou pronta no começo do século XVI. Suas torres possuem 80 m de altura e seu estilo é o gótico primitivo.


- Igreja de São Nicolau: como a maior parte das igrejas barrocas, é de origem gótica. Junto dela estabeleceu-se em 1635 o Mosteiro da Ordem de São Benedito. O interior da igreja tem um fresco barroco de Cosme Damião Assam com cenas da vida de São Nicolau e São Benedito.


- Casa do Sino de Pedra: adquiriu este nome devido ao sino de pedra que se encontra na esquina direita da fachada. É uma das casas burguesas medievais mais preciosas de Praga. Foi construída no final do século XIII. Supostamente o próprio rei Carlos IV viveu nela. No interior da casa há duas capelas decoradas com pinturas murais e fragmentos de escultura.


- Carolinum: é o mais antigo edifício universitário. O edifício tinha uma belíssima sacada gótica com a Capela de São Cosme e São Damião que se preservou até hoje e apresenta ricas decorações de talha. A galeria com abóbada de nervuras dos séculos XIV e XV serve de sala de exposições.


Todas as casas e todas as pedras na Praça da Cidade Velha têm a sua própria história. A Praça é mencionada já por volta de 1100, como praça de mercado na margem direita do rio Moldova.


A praça tem sido testemunha de inúmeros acontecimentos dramáticos. Realizaram-se aqui festas, revoltas do povo e execuções. A execução mais cruel de todas foi a dos 27 nobres checos , líderes da Revolta dos Estado Checos contra o imperador habsburgo e rei da Boêmia, em 1621.


No centro da praça ergue-se o monumento do Mestre João Hus no estilo Arte Nova. Ele encontra-se envolvido por um grupo de combatentes hussitas e de exilados do período seguinte à Batalha da Montanha Branca. O monumento foi inaugurado a 6 de julho de 1915 por ocasião da comemoração dos quinhentos anos do suplício de João Hus na fogueira em Constança.


Prosseguindo o cortejo real continuaremos pela Rua Karlova até à Praça Krizovnické. Costuma-se dizer que esta praça é uma das mais lindas da Europa. De todos os lados olham para nós os edifícios monumentais e as estátuas:

- Torre da Ponte da Cidade Velha: se ergue sobre o primeiro pilar da Ponte Carlos. Foi construída em 1380 pelo arquiteto da Catedral de São Vito. A fachada leste é mais decorada: o arco gótico possui 28 rosáceas, sobre as quais se encontram as armas dos países onde reinaram os Luxemburgos. No primeiro piso estão as estátuas sentadas de Carlos IV e Venceslau IV e, entre eles, São Vito, patrono da ponte e do Império Romano e do Reino da Boémia. No segundo piso há amplas janelas e nos nichos encontra-se estátuas dos patronos checos – São Adalberto e São Sigismundo.


A porta da torre fechava-se, bem como todas as portas das fortificações, por uma grade de ferro na hora de perigo. Em fevereiro de 1611, os soldados de Passau (cidade fronteiriça com a Alemanha) atacaram Praga e, depois de saquearem a Cidade Menor, invadiram a ponte para repetir o mesmo na Cidade Velha. Contudo, esbarraram com a grade e com as balas dos praguenses que se defendiam. Assim, os inimigos não penetraram na Cidade Velha. A torre adquiriu fama também durante a luta contra as tropas suecas em 1648. Porém, neste enfrentamento foi destruída a decoração da fachada de trás.


- Rudolfinum: edifício no estilo neo-renascentista com rica decoração de esculturas e obras dos melhores artistas da época. Foi construído nos anos 1876-1884 com o destino a artes e cultura. Na parte sul destaca-se (por sua perfeita acústica) a sala Dvorák onde todos os anos, desde 1946, se realizam os concertos do festival musical “A Primavera de Praga”.


- Museu Smetana: foi, originalmente, sede administrativa praguense da empresa de abastecimento de água, construída em 1887, no estilo neo-renascentista checo. Um esgrafito em branco e negro decora a fachada que representa a defesa da Cidade Velha em 1648 contra as tropas suecas, durante a guerra dos 30 anos. Só em 1935, o município conseguiu transformar o edifício em museu. Expõe documentos e obras da vida do gênio musical B. Smetana. Na sala também organizam-se concertos.


- Teatro Nacional: tem um significado especial para a nação checa. Em meados do século XVIII, em Praga não existia uma cena de teatro em que se falasse exclusivamente checo. Em 1868 foi colocada solenemente a pedra de fundação do futuro Teatro Nacional e sua construção foi concluída em 1883.


- Clementinum: foi um extenso e amplo colégio jesuíta. De 1558 a 1700, realizavam-se espetáculos de teatro que atraíam o público que se concentrava no pátio do Colégio de Clementinum. O interesse foi tão grande que ainda se realizavam outros espetáculos na pr´pria Praça Krizovnické. Em 1648 os jesuítas contribuíram para a defesa da cidade contra as tropas suecas.


- Igreja de São Francisco:  Na praça mais bela da Europa Central ergue-se a cúpula da igreja de São Francisco, construída nos anos 1679-1689. 


A planta da igreja tem a forma da cruz grega – símbolo da ordem. Pertence a única ordem religiosa checa que se constituiu como irmandade dos hospitalários, em 1234, ganhando autonomia. Nesta igreja acontecem concertos. Tivemos a oportunidade de assistir, realmente é uma oportunidade única!


Ao passarmos pelo arco da torre, veremos a Ponte Carlos. Todo turista passa várias vezes por esta ponte. É um dos cartões postais de Praga e onde atravessamos da Cidade Velha para a Cidade Menor de Praga (como era chamada antigamente). Era aqui que o cortejo solene tinha que apanhar fôlego. A partir deste ponto temos que  subir pela Rua Neruda até o Castelo. 



A “pérola da arquitetura medieval” só a partir de 1870 é que leva o nome do seu fundador Carlos IV. A ponte tem 520m de comprimento e 9,5m de largura. No começo, foi decorada por uma simples cruz, as 30 estátuas só foram colocadas nela a partir do século XVII.


As estátuas da Ponte Carlos constituem uma galeria inesquecível ao ar livre. Os gestos exaltados, ou pelo contrário, gestos de entrega humilde, relatam a vida dos santos. 


Um dos grupos esculturais mais famosos da ponte é o que representa São João de Matha e São Felix de Valois com Santo Ivan Anacoreta. Todos eles se empenharam por salvar os cristãos do cativeiro turco. Este grupo escultural, segundo a figura do turco que vigia os reis cristãos, chama-se o “Turco de Praga”. Obra datada de 1714.


Em ambos os extremos da ponte erguem-se torres com portões o que tornou a ponte numa fortaleza. Do lado da Cidade Velha há só uma e do lado da Cidade Menor há duas torres. Estas últimas, têm portas góticas dos dois lados. Na ameia dentada da porta encontram-se escudos checo, alemão e da Alta Lusácia. A torre mais baixa foi erguida antes de 1135 é de origem românica e após 1591 foi remodelada no estilo renascentista. A torre mais alta foi construída em 1464 e reconstruída no século XIX.


Prossigamos a nossa marcha até onde termina o cortejo real e onde se dirigem os passos de todos os visitantes - até o Castelo de Praga. Se olharmos ao redor, a cidade de cem torres abre-se ao esplêndido panorama. Fechemos os olhos e deixemo-nos levar ao passado, ao tempo de Carlos IV. Este monarca excepcional, deixou construir a nova ponte de pedra, fundou a Nova Cidade de Praga e, no próprio recinto do Castelo, mandou construir a grandiosa catedral gótica de São Vito.




Existem outras regiões interessantes em Praga como o Cemitério Judaico e a Cidade Nova, que podem ser visitadas em outros dias completando a atmosfera delíciosa que sentimos ao passear por esta cidade..

Quem quiser dividir comigo a experiência de conhecer Praga, basta clicar em "comentários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: