Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

domingo, 11 de dezembro de 2016

Alemanha: Warnemünde e Rostock

(Viagem em 09/2016, Publicado em 12/2016; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro)

Chegamos a Warnemünde (distrito de Rostock) em um cruzeiro pelo Báltico.


A pequena cidade (5,57km2), localizada no estuário do rio Warnow, é um dos portos mais importante para navios de linha de cruzeiro na Alemanha.


Warnemünde foi durante séculos uma vila de pescadores cuja economia dependia completamente da indústria pesqueira.


Hoje a cidade se mantém em grande parte por conta do turismo.


Eu imaginava apenas um porto e nada muito interessante para se conhecer. Para minha surpresa me deparei com uma cidade acolhedora e super bonitinha.


As casas dos pescadores situadas na parte antiga de Warnemünde me encantaram.


Nas margens do canal vemos várias lojas, restaurantes e pubs.


Imaginem o que encontrei por lá? Um bebedouro para cachorrinhos e gatos!




Há muitos barcos de passeio ancorados ao longo do canal que corta a cidade.


Como a cidade é um centro de tráfego marítimo, um farol construído em 1897 ainda está em uso. Possui uma torre de 37 metros de altura (edificada com tijolos brancos vitrificados) que permite aos visitantes apreciarem a paisagem da cidade e do mar Báltico.


Warnemünde oferece aos turistas grandes praias de areia branquinha!


A igreja de Warnemünde tem estilo neo-gótico e foi construída em 1866-1867. O altar foi esculpido em 1475 e tem uma estátua de Santo Christopher.


Existem vários hotéis e até resorts.


Bem próximo onde descemos do navio encontramos uma estação de trem.


Para irmos a Rostock compramos um ticket de um dia por 3,60 euros por pessoa. Dá direito a usarmos o trem e o bondinho. Procurem uma máquina vermelha e a direção é Rostock HBF. O traslado leva 20 minutos e, no domingo, o trem parte de meia em meia hora.


Quando chegamos à estação central de Rostock (Hauptbahnhof) ficamos um pouco perdidos, sabíamos que era preciso pegar um bondinho, mas onde? Depois de perguntarmos lá e cá, descobrimos que era preciso descer uma escada e pegar o bonde 5 ou 6.


A estação mais próxima do centro histórico é a Neuer Markt.


Aos domingos passa de meia em meia hora e nos dias de semana de 15 em 15 minutos. É rapidinho, cerca de 5 minutos da estação central ao centro histórico de Rostock.

ROSTOCK

É uma cidade independente situada ao nordeste da Alemanha com 181,44 km2. Foi fundada ao redor do ano 1200, com o estabelecimento de comerciantes alemães.


Sua localização estratégica provocou a invasão dos suecos e dinamarqueses, durante a guerra dos 30 anos (1618-1648) e entre 1700 e 1721. Hoje a economia gira em torno do turismo e de indústrias marítimas.


Chegando ao centro histórico de Rostock vemos o portal da cidade.


Ao lado deste portal há um bonito edifício que é o tribunal de justiça.



O bondinho para um pouco depois, em frente a uma praça, Neuer Markt, onde vemos casas de dois andares e sótãos abobados em estilo barroco alemão.


Do outro lado do trilho do bondinho está a prefeitura da cidade, um prédio todo cor de rosa!


A cidade histórica não é murada, parece uma mini cidade onde vemos construções graciosas e super interessantes.


Passear pelas ruas de Rostock é muito agradável. Como toda cidade, vemos algumas igrejas:

Igreja de são Nicolau - uma das igrejas mais antigas na região do Báltico.


Igreja de Santa Maria – a mais bonita e mais significante igreja (1230) com um relógio astronômico (1472).


Acima do relógio astronômico, de hora em hora, acontece um cortejo de Jesus com seus apóstolos. Eles saem de uma porta e entram em outra, porém o último (Judas) fica de fora com a porta batendo à sua frente. Muito engraçado!




Há também a Abadia da Cruz Santa - antigo convento fundado pela rainha dinamarquesa Margaret (1270).


Rostock tem uma universidade. O prédio principal em estilo barroco alemão foi construído em 1867.


Em frente à universidade existe o monumento de Blücher, com a fonte da alegria.


Ao redor deste prédio há o Instituto de Ciências Biológicas que abriga em seu interior uma coleção de zoologia fundada em 1775.


Muitas exibições possuem valor internacional na pesquisa e educação focadas no campo da filogenética.



Outra atração turística da cidade é o portão Kröpelin – o mais magnífico dos 22 portôes  antigos da cidade.


Para finalizarmos o tour pela cidade existe um Shopping nomeado KTC próximo a este portão.

Se eu puder ajudar a quem vai visitar estas cidades com mais alguma informação basta clicar e comentàrio.

16 comentários:

  1. Muito linda cidade que meu avô residia na Alemanha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a cidade é encantadora. Fico feliz que tenha tido uma lembrança agradável.

      Excluir
  2. Ola Gilda. Farei um cruzeiro que termina em Warnemunde. Pretendo ir para Berlim no mesmo dia do desembarque. A estação de trem é perto do porto? O suficiente para ir a pé. Desta estação vc sabertia se tem trem para Berlim. E o terminal de ônibus, seria perto do porto? Se vc puder me ajudar. Obrigada Gianna

    ResponderExcluir
  3. Oi Gianna, tudo bom? Sim, o porto onde o navio encosta é muito perto da estação de trem. Pode ir a pé e levará no máximo 10 minutos. Apesar de ir para Berlim no mesmo dia, se puder reservar umas 2h para rodar a cidade de Warnemunde vale a pena, é muito bonitinha. Quando fomos para Rostock estávamos com o tempo muito curto e, sinceramente, não vi quais as cidades que poderia ir por aquela estação. Eu pesquisei e descobri que tem trem para Berlim saindo de Warnemunde sim, leva 2h,16min mas só tem 2x na semana. Tem que verificar se o seu dia coincide. Quanto ao terminal de ônibus, eu não vi. Acredito que tenha, mas deve ser mais para dentro da cidade. Se eu puder lhe ajudar em algo mais fique a vontade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gilda, otimas as fotos e as dicas. Nosso cruzeiro fica um dia no porto de warnemunde, achas que podemos visitar tambem Rostock?. Somos 4 senhoras com dificuldade de caminhar muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Minha tia vai desembarcar em Warnemunde em um Cruzeiro e voltar para o Brasil por copenhage. Você sabe como faz para ir de Warnemunde para Coprnhage. não encontro relatos de gente que fez isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Karina. Tudo bom? Warnemunde é uma cidade pequena mas tem uma estação de trem bem próxima de onde atraca o navio (5 minutos a pé) e faz viagens para vários lugares maiores. Eu não fiz este percurso mas acredito que indo até Rostock que é pertinho, hajam opções de transporte para Copenhague. Sugiro que você pesquise no TRAM RSAG (faz o percurso Warnemunde-Rostock) ou algum ferry boat. Eu fiz a travessia de Oslo para Copenhage num ferry boat da DFDS. Pode dar uma olhadinha na minha matéria sobre Copenhage. Boa sorte e ótima viagem para sua tia! Um abraço, Gilda.

    ResponderExcluir
  7. Vou aproveitar muito toda a sua descrição.Vou passar por warnemunde de navio ,vou fazer um bate e volta p rostock.Gratidao💙❤🙌

    ResponderExcluir
  8. Seu blog me ajudou muito,adorei. Moro em Potsdam e vou passear em Rostock no próximo final de semana. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que tenha ajudado. Se tiver algo mais que eu possa informar, fique à vontade para perguntar. Bom passeio!

    ResponderExcluir
  10. Posso comprar as passagens de trem de Warnermunnde para Rostok e de Rostok para Berlim na hora? Ou corro o risco de nao ter?

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom? Então, nós compramos os tickets de trem de Warnemunde para Rostok na hora e foi muito tranquilo. Depois voltamos para Warnemunde para embarcar no cruzeiro. Não sei te informar quanto a Berlin mas acredito que conseguirá facilmente também. Talvez a escala de horários não seja tão próxima...Pesquise no site www.bahn.com, pode ser que descubra o que precisa. Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada Paola. Se puder te ajudar em algo,ficarei feliz!Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Nós somos apaixonados pela Alemanha, já fomos muitas vezes.passeamos de trem, carro..E gostaríamos de ir a Rostock...Achamos muito legal as indicações de vosso passeio...obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenham gostado. Espero que aproveitem bastante o passeio a Rostock. É uma cidade encantadora! Obrigada por vosso comentário.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: