Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

sábado, 19 de novembro de 2016

Suécia: Malmö

(Viagem em 09/2016, Publicado em 11/2016; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro)


Malmö é a terceira cidade mais populosa da Suécia.



É separada de Copenhague pelo estreito de Öre (Oresung). Desde 2000 é possível ir de um lado ao outro através de uma ponte interligada a um túnel que passa por baixo do mar. É muito interessante, parece que vamos mergulhar!



Para conhecermos Malmö saindo de Copenhague temos que ir para o aeroporto de Copenhague comprar o ticket do trem e embarcar lá mesmo. Há saídas de 20 em 20 minutos e leva 30 minutos para chegar. Quando chegamos no outro lado, o trem para na primeira estação alguns minutos e depois segue, temos que descer na terceira estação.


É possível ir à pé até os pontos turísticos da parte histórica da cidade (Gamla Staden).



Atravessando uma pequena ponte chegamos na STORTORGET, praça onde há prédios renascentistas e a estátua de Karl Gustav (rei que devolveu Malmo a Suécia).





Nas redondezas desta praça há uma igreja gótica, ST PETRIKIRKA, construída no século XIV. Esta igreja está aberta diariamente.





Um pouco mais a frente vemos a LILLATORGET, pequena praça muito charmosa (1592). Existem vários restaurantes e cafeterias onde os suecos se reúnem no verão.





As estreitas ruas nesta região são bem charmosas...



Malmö é famosa pelos seus parques. A cidade tem 15 grandes áreas verdes, cada qual com sua própria característica especial.



Nas redondezas do SLOTTSPARKEN há o castelo de MALMOHUS, sendo o mais antigo que se conserva nos Países Nórdicos.



Neste castelo se encontra  o Museu de Malmo com exposições sobre história, tecnologia, navegação e natureza.



O porto é a área de elite e tem o maior prédio da Escandinávia, o TURNING TORSO, projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava (mesmo autor do projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro) com 190 metros de altura e um giro de 90 graus desde a base até o ápice.




Voltando para a Estação  Central, vemos do seu lado esquerdo  MALMÖ LIVE, conjunto de prédios dedicados à cultura, composto por uma sala de concertos, instalações para congressos, hotel e restaurantes.





Malmö foi desenvolvida para tornar-se um destino gastronômico na Europa. Pessoas viajam em sua direção à procura de um jantar requintado. Existem muitos restaurantes acolhedores para se escolher.



Lindamente situada entre o mar e a terra Malmö  é uma metrópole rica em cultura, restaurantes e entretenimento que se combina com a atmosfera amigável e relaxante de uma cidade pequena. Tem aspecto jovem e ao mesmo tempo guarda história e tradição.



Espero ter ajudado a conhecer um pouquinho de Malmö. Se quiserem me perguntar algo é só clicar em "comentários".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: