Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Suécia: Estocolmo

(Viagem em 09/2016, Publicado em 11/2016; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)

Apelidada de “Veneza do Norte”, Estocolmo está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região do mar Báltico. 


É a capital e maior cidade da Suécia, além de ser a residência oficial dos membros da monarquia sueca.


A Suécia é o terceiro maior país da União Européia em área. Tem baixa densidade populacional e é considerada o lugar mais limpo, organizado e seguro do mundo. Em Estocolmo podemos andar por suas ruas com tranqüilidade.


A parte mais antiga da cidade, Gamla Stan (edificada entre 1300 e 1500) é situada numa das pequenas ilhas do centro de Estocolmo. Nesta região fica o Palácio Real, onde às 12:30h podemos apreciar a troca da guarda!


Nesta ilha é possível conhecer os pontos turísticos a pé. Partindo do distrito de Normalm (centro) basta atravessar algumas das 5 pontes que partem em sua direção (Riksgatan e Norrbro são as mais utilizadas). Vou mostrar alguns lugares interessantes:


Transpondo a Riksgatan logo nos deparamos com um bonito edifício que é o Parlamento da Suécia. O Riksdagen executa as funções normais de um parlamento em democracia parlamentar. Pode decretar leis, retificar a constituição e prescrever um governo.


Stortorget é a praça mais antiga de Estocolmo. A cidade cresceu a partir deste lugar. Em novembro de 1520, o rei dinamarquês Christian II executou cerca de 100 pessoas das famílias nobres.


Nesta praça encontramos o Museu Nobel, que conta a história da criação do Prêmio Nobel, a própria história de Alfred Nobel e das personalidades que receberam os prêmios.


Próximo a este museu está a Catedral de São Nicolau de Estocolmo (Storkyrkan). É a igreja mais antiga e sede da diocese de Estocolmo. Construída em 1279 e luterana desde 1527, foi onde aconteceu o casamento dos príncipes Vitória e Daniel em 2010. Em seu interior destaca-se uma imagem de madeira de São Jorge. 





Também nas redondezas, Tyska Kyrkan é uma igreja alemã dedicada a Santa Gertrudes de Nivelles. Nela há uma torre que pode ser visitada e permite apreciar a vista da cidade.


Passeando nas ruas de Gamla Stan nos depararemos com vários prédios de arquitetura belíssima, como esta Biblioteca do Parlamento Sueco (lateral no lado direito). Possui acervo em áreas de Ciências Sociais e Direito.


A Riddarhuset (Casa da Nobreza) é um palacete construído de 1641 a 1672 onde está instalada a instituição corporativa da nobreza sueca desde 1866. Em frente há uma estátua de Gustavo I Vasa.


Para fecharmos a nossa visita a Gamla Stan, nada melhor do que passear nas ruelas e lojinhas para comprarmos uma camiseta ou lembrancinhas de Estocolmo.


Em Riddarholmen, um ilhéu ao lado de Gamla Stan, está Riddarholmskyrkan, igreja onde são sepultados os restos mortais dos monarcas. É um dos edifícios mais antigos de Estocolmo (século XIII).


Voltando a Norrmalm pela ponte Norrbro nos depararemos com uma praça onde está a estátua de Gustav Adolf. 


Bem ao lado, veremos a Ópera Real Sueca, teatro onde são apresentados espetáculos de ballet e dança moderna, assim como concertos sinfônicos.


O transporte em Estocolmo é impecável. Possui um aeroporto principal e dois secundários. Para viajar entre os aeroportos e o centro da cidade há um serviço especial de ônibus (Flybussarna) que leva passageiros a cada 5 ou 10 minutos. Também é possível chegar a Estocolmo de ferry ou em um cruzeiro. A estação central de trens (Cityterminalen) é o núcleo de transporte público da cidade e ponto de convergência de todo o sistema ferroviário sueco.



Próximo da estação central há um hotel que abriga um ice bar, motivo de muito turista (inclusive eu) matar a curiosidade de conhecer um barzinho todo feito de gelo.




Ainda em Norrmalm, entre a praça Gustav Adolfs e a estação central há Sankt Jacobs Kyrka, igreja dedicada ao apóstolo São Tiago Maior, padroeiro dos viajantes. A igreja oferece missas em inglês e sueco. Foi fundada em 1643 e também fica perto do parque popular Kungsträdgarden.



 Estocolmo é uma cidade rica em cultura e seus museus são famosos pela sua qualidade. O museu de história da Suécia é muito interessante. O museu do ABBA, o museu Vasa e o museu nórdico são alguns dos mais conhecidos.
Passeando, encontrei o museu da música, que promove concertos e atividades culturais.



A vida noturna em Estocolmo é animada. A maioria de seus bares e clubes se localizam em Gamla Stam, mas podemos ver alguns lugares muito charmosos em outros bairros que pedem para sentarmos e curtirmos o local.
Nós chegamos a cidade em uma escala de um cruzeiro pelo Báltico e fiquei impressionada, quando partimos, pela quantidade de ilhas que formam o arquipélago de Estocolmo. Levamos horas observando algumas dessas 30.000 ilhas de ambos lados onde navegamos.



Quaisquer dúvidas que eu puder ajudar a esclarecer, estarei à disposição, basta clicar em comentário.

3 comentários:

  1. oi!estou gostando muito dos seus comentários.Também vou fazer o cruzeiro pelo Baltico e tenho algumas dúvidas.
    Como ir do porto ,onde o navio atraca,até a cidade?Vc foi de ônibus ou trem?
    Vou ficar fã do seu blog,pois tb tenho vício em viajar.ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,fico feliz que estejam sendo úteis meus comentários. Este cruzeiro pelo Báltico foi um dos melhores que fiz,nos permite conhecer muitos lugares interessantes. A parte turística e central de Estocolmo não fica perto do porto onde o navio atraca. Fui de ônibus até lá. A dica é pagar no navio este transfer, foi o que fiz. As cidades que permitem conhecermos a pé são Warnemunde e Klaipeda. Se puder ajudar em algo mais.. Boa viagem!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: