Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

sábado, 8 de outubro de 2016

Noruega: Oslo

(Viagem em 09/2016, Publicado em 10/2016; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)


Oslo foi fundada pelo rei Haroldo III em 1048. Está situada no sudeste da Noruega, à beira de uma imensa baía, dentro do fiorde de Oslo (Oslofjorden) numa região repleta de florestas, lagos e ilhas.


Como consequência da fixação do rei Haakon V na cidade, Oslo tornou-se a capital do país em 1299.  Nesta época foi construída a fortaleza de Akershus. Hoje é usada pelos governantes para eventos do estado. A capela e o mausoléu estão abertos ao público de 2 de maio a 31 de agosto, segunda a sábado, das 10 às 16h e domingo das 12 às 16h; e de 1 de setembro a 30 de abril, sábado e domingo das 12 às 17h. Adultos pagam NOK 70 (coroas norueguesas) pelo ingresso.


A moeda usada no país é a coroa norueguesa. NOK 1 = 0,37 centavos do real. O engraçado é que algumas moedas são furadas!



Em 1624 a cidade foi destruída por um incêndio. O rei Cristiano IV da Dinamarca a reconstruiu e então passou a se chamar Cristiania. Somente em 1925 voltou a ter a denominação de Oslo. Na cidade encontramos uma estátua em sua homenagem.

Chegando a Oslo através do aeroporto há 2 maneiras de chegar ao centro da cidade utilizando transporte público: o trem  Flytoget, cuja passagem custa NOK 180 (em torno de 66 reais) e um outro trem um pouco mais simples por NOK 92. Ambos levam 23 minutos para chegar e saem da mesma estação (um do lado direito e outro do lado esquerdo). A diferença é que o primeiro tem uma frequência maior de horários. O taxi não é muito barato. A boa notícia é que pudemos usar o Úber.


 O trem nos leva até a estação central que fica próxima do centro da cidade. É possível ir a pé até a avenida principal de Oslo e também a algumas ruas do centro. No aeroporto a estação se chama Oslo Lufthavn e a estação central Oslo S. Não é necessário trocar de trem, é só descer na segunda parada.


A avenida principal da cidade é a Karl Johans:


Numa das extremidades desta avenida está o Palácio Real que é a residência oficial da família real norueguesa. Abre para visitas do final de junho ao meio de agosto.


Muitos pontos turísticos situam-se nesta avenida ou nas redondezas. Próximo ao Palácio Real está o Teatro Nacional.


Logo após o teatro está a Universidade de Oslo. Entre as seis universidades norueguesas, é a mais antiga. Foi fundada em 1811 pelo rei Frederico VI, quando o país encontrava-se em domínio dinamarquês. A maior parte do sistema educacional norueguês é gratuita, inclusive para estrangeiros. E o melhor: há mais de 200 cursos universitários oferecidos em inglês.


Ao lado da Universidade, na rua Frederiksgate, se encontra o Museu Histórico da Noruega. Ele foi aberto ao público em 1904. Podemos visitar de 15 de maio a 14 de setembro das 10 às 17h e de 15 de setembro a 14 de maio, das 11 às 16h. Não abre segunda-feira.


Nas redondezas (rua Universitetsgata) está a Galeria Nacional. Em suas mais de 300 obras primas, se inclui pinturas de 1900. Abre terças, quartas e sextas das 10 às 18h, quintas das 10 às 19h, sábado e domingo das 11 às 17h. Adultos NOK 100, grátis nas terças-feiras.


Continuando na mesma rua da galeria e cruzando a Karl Johans chegaremos à Praça Fridtjof Nansens onde se encontra a prefeitura de Oslo. É neste prédio que anualmente, no dia 10 de dezembro, acontece a entrega do Prêmio Nobel da Paz. O prédio fica aberto ao público diariamente das 9 às 16h, a entrada é livre.


Andando pela Avenida Karl Johans, no sentido oposto ao Palácio Real, chegaremos ao Parlamento. A entrada é livre, com tours aos sábados de 9 de janeiro a 18 de junho (exceto 19 e 26/3 e 14/5) e de 27 de agosto a 10 de dezembro (exceto 1/10). No verão há tours de segunda a sexta (de 27 de junho a 12 de agosto).


À noite, passear na Karl Johans é uma ótima pedida, existem restaurantes de diversos tipos.


Ou se preferirem um pequeno lanchinho, encontrei este interessante estabelecimento...


Oslo tem muitos museus interessantes, a Noruega é o país da qualidade de vida. Com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, é referência em igualdade social, segurança, longevidade, sustentabilidade e educação. 


O museu Viking é um dos museus mais procurados em Oslo juntamente com o museu marítimo e o Fram. Para chegarmos nestes museus, que ficam no bairro de Bygdoy, há um Ferry no cais próximo a prefeitura (Radhusbrygge 3). Ida e volta NOK 60. Saem a partir das 8.55h, de meia em meia hora, até às 18.25h no período de 18 de março a 16 de outubro.


Existe um ticket em Oslo para usarmos por 24h (NOK 90) que nos dá direito aos ônibus, bondes elétricos, trens e barcos. Porém, estes barcos nos levam a algumas ilhas próximas e não ao bairro Bygdoy. Estava bom, né.



O museu Viking abre todos os dias sendo que de 2 de maio a 30 de setembro das 9 às 18h e de 01 de outubro a 30 de abril das 10 às 16h. Entrada NOK 80.


 É interessante vermos o barco Viking inteirinho! É que eles enterravam o barco todinho quando não existia mais condições de navegação. No museu também podemos ver os objetos que eles usavam, joias e vestimentas.


O museu marítimo abre de 15 de maio a 14 de setembro todos os dias, das 10 às 17h, e de 15 de setembro a 14 de maio, das 10 às 16h. Não abre às segundas. Entrada NOK 100.


O museu Fram nos mostra um dos mais famosos navios de exploração polar do mundo (o Fram), um pequeno filme sobre a sua história e simuladores. Abre de 1 a 31 de maio das 10 às 17h, de 1 de junho a 31 de agosto das 9 às 18h, de 1 a 30 de setembro das 10 às 17h e de 1 de outubro a 30 de abril das 10 às 16h, todos os dias. Entrada NOK100.


Existem alguns “combos” para quem vai a mais de um museu, como o que contempla o museu marítimo e o Fram por NOK 180. Também existem preços diferenciados para crianças e estudantes.


Fora do período de abril a outubro (quando o ferry não funciona) se pode chegar a Bygdoy utilizando o ônibus 30.
Outro lugar muito interessante em Oslo é o Parque Vigeland. Para se ir do centro até este parque utilizando transporte público é só pegar o bondinho (tram) número 12 indo no sentido Major Stuen.


 É uma atração turística bastante popular devido às mais de 200 esculturas feitas por Gustav Vigeland (1869-1943). Algumas delas um tanto quanto “libidinosas”.....


 Há também o museu Vigeland. Abre de 2 de maio a 31 de agosto, terça - domingo das 10 às 17h e de 1 de setembro a 30 de abril das 12 às 16h. Não abre segunda-feira.



Se a intenção é ir de Oslo para Copenhage, existe um ferry boat da DFDS que faz a travessia com cabines de vários preços, alguns bem acessíveis e com uma estrutura parecida a de um navio de cruzeiro, apenas mais simples. O tempo de viagem é de 17,15h. Sai às 16.30h e chega no dia seguinte às 9.45h.



Se precisarem de uma farmácia procurem por uma Apotek, ou se tiverem alguma dúvida sobre Oslo que eu possa ajudar terei prazer em respondê-los, basta clicar em comentários e postar sua pergunta. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: