Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Grécia: Casamento e lua de mel em Santorini, um sonho possível

(Viagem em 10/2014, Publicado em 04/2015; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)

Quando se pensa em casar, esbarramos em vários empecilhos: Quem convidar? Quanto podemos ou estamos dispostos a gastar? Quais as prioridades?


Quando temos uma família grande ou muitos amigos, não queremos magoar ninguém e não podemos convidar a todos,  ficamos em uma situação complicada...

Quando nossa prioridade é viajar e não é possível conjugar festa e viagem como gostaríamos, uma boa solução pode ser casar fora do Brasil em uma cerimônia íntima.

Nós descobrimos que é possível, sim, não deixar passar em branco um momento tão importante em nossas vidas e realizá-lo de modo econômico, nos permitindo viajar bastante.

SANTORINI


Existem vários países onde a estrutura turística já oferece a possibilidade de organizar uma cerimônia que pode ser apenas para os noivos ou também incluindo alguns parentes e/ou amigos.

Escolhemos Santorini por várias razões: Já conhecíamos a Grécia e nos sentimos muito bem neste país, o preço dos hotéis estava muito convidativo e além de ser um lindo lugar poderíamos conhecer vários países próximos!


Pesquisando no Google “casamento em Santorini”, descobrimos vários lugares onde se realizam cerimônias. Escolhemos o que mais gostamos - um terraço em frente ao mar pertencente ao hotel Dana Villas - e trocamos e-mails com o Giannis Spourdoulas, representante local, que foi muito atencioso, através do site www.santorini-wedding.com.


O pacote que fechamos consistia em um jantar privativo para duas pessoas incluindo um garçom, música ambiente com DJ particular (levamos um pen drive com músicas de nossa escolha), uma garrafa de espumante, bem como a estrutura local.

 Combinamos o início para as 17h, pois queríamos aproveitar o pôr do sol como cenário. O valor desse pacote em outubro de 2014 foi 300 Euros.


(foto: Santorini Photo)

Bom, agora era preciso contratar algumas pessoas: um fotógrafo, uma maquiadora e uma pessoa que ficaria responsável pela decoração. Existem firmas especializadas que organizam tudo ou é possível contratar profissionais independentes. Como a idéia era guardar as economias para viajar, pesquisamos bastante e decidimos pela segunda opção.
Contratamos um fotógrafo que escolhemos pela internet (www.santoriniphoto.eu) e que tinha loja situada na praça central de Fira, próximo a nosso hotel, por 170 Euros.


Escolhi uma moça que poderia ir ao meu hotel me maquiar por 50 Euros. Ela se chama Christina Karanikola, foi muito simpática e adorei a maquiagem.
Quanto à decoração do lugar, resolvi fazer eu mesma. Contei com o apoio do Giannis, que me passou as medidas da estrutura onde seria realizada a nossa celebração íntima e confeccionei um arranjo de flores artificiais (para ser possível transportar na mala e passar por alfândegas).



Levei um suporte com esponja floral, tesoura e fitas para fazer um arranjo natural para a mesa. Também pesquisando na internet, encontrei uma floricultura localizada em Mesaria.


Chegando nesse lugar, ele estava fechado e reabriria mais tarde, fui então fazer compras num mercado próximo e encontrei, ao lado, uma lojinha vendendo flores que resolveu muito bem a minha necessidade. Comprei flores a mais e confeccionei meu bouquet.


O bolo nós encomendamos na véspera numa “bakery” local. Levamos do Brasil os noivinhos e compramos lá uma réplica das igrejinhas (símbolo de Santorini) para decorá-lo.


Meu vestido de noiva, comprei no site chinês aliexpress. A dica é comprar com bastante antecedência (comprei roupas que levaram de dois meses a um ano para chegar). As medidas são enviadas junto com o pedido. A qualidade do tecido foi além da esperada e não tive problemas quanto ao tamanho, mas precisei levar a uma costureira para ajustar o comprimento.


(foto: Santorini Photo)

Quanto à parte legal, descobrimos uma empresa grega que faria os trâmites dos documentos. Seria necessário traduzi-los para o grego e vice-versa, além de outras dificuldades. Optamos então pelo casamento civil no Brasil. Desta forma, pudemos reunir as famílias e fazermos um almoço comemorativo antes de ir para o aeroporto.

Somos espíritas cristãos e nossa crença não inclui cerimônia religiosa. Queríamos apenas trocar as alianças e fazermos nossos votos perante Deus e a natureza belíssima da região.

(foto: Santorini Photo)



Santorini é uma ilha ao sul do mar Egeu, cerca de 200 km da Grécia continental. É essencialmente o que resta de uma enorme erupção vulcânica, criando uma caldeira geológica.


Chegando em Atenas há duas maneiras de ir para Santorini : avião ou ferry boat. Moradores locais nos disseram que não vale à pena pagar pelo barco mais rápido porque ele nunca chega no horário. Como o vôo é bem mais rápido (cerca de 45 minutos) e a diferença de preço não é muito grande, voar vale o custo-benefício.


Santorini não é uma ilha muito pequena, compensa alugar um carro no aeroporto para curtir vários lugares distantes como Oia, no extremo norte da ilha, e Akrotiri, ao sul.


O clima é dividido em 2 temporadas: de abril a outubro é a estação quente e seca e de novembro a março fria e chuvosa. Fomos em outubro e ainda foi possível curtir praia, porém à partir das 17hs a temperatura vai caindo gradativamente.

A região central de Santorini  onde se concentra o comércio e a vida noturna da ilha chama-se Fira.


Descendo por uma grande encosta, chegamos até o porto antigo (como chamam). Lá podemos pegar barcos que nos levarão por passeios que são vendidos em várias lojas. É possível fazer este trajeto a pé, por teleférico ou “taxi”.


Alguém tem medo de altura? Uma dica: achei estes burrinhos inofensivos, muito interessantes, até que eu me dei conta de que ficaria acima da altura do muro e que quanto mais subíamos maior ficava a pirambeira. Aff, que sufoco!


Dentre estes passeios de barco oferecidos, há o " Volcano", que nos leva para conhecer a ilhota de Nea Kameni, um cone formado pelo vulcão (parte aparente da cratera que não está submersa). Este pode ser complementado ou não com outro passeio chamado “Hot Springs” que tem como objetivo nadarmos em águas termais. O primeiro passeio foi muito interessante mas o segundo, não se iludam... de água quente não tinha nada, é BEM fria.


O pôr do sol em Santorini é lindo! Tradicionalmente, todos procuram observá-lo em Oia, porém nós podemos curti-lo também, com muito mais tranqüilidade, em Imerovigli. Oia fica lotada!



Oia é um vilarejo muito gracioso e elegante, podemos nos deliciar com seus restaurantes atraentes, joalherias e lojinhas de  presentes bem decoradas!


A vida noturna em Santorini acontece principalmente em Fira. Gostamos muito do Town Club, um pub e danceteria bem no centro da cidade.


Próximo a Fira, acompanhando a encosta na direção de Oia, passaremos por dois vilarejos beirando o mar - Firostefani e Imerovigli - onde vemos casas, hotéis, restaurantes e igrejas característicos da ilha.


Dependendo da época, algumas praias mais afastadas também oferecem diversão como o bar “Theros Summer Beach“, na praia de Eros.


Várias praias merecem uma visita:

Kamari: a maioria das praias localizam-se mais para o sul da ilha esta, porém, localiza-se a leste próximo do aeroporto e possui ruas ao redor com vários restaurantes e barzinhos.




Vermelha: visual bastante diferenciado, tanto a areia quanto a encosta ao redor é avermelhada mesmo. Não há opção de lugares para comer ou beber.


Perissa: a areia é escura e fica na parte plana da ilha. Há uma boa estrutura ao redor.


Vlychada: muito interessante o formato de falésias. Esta praia recebe famílias na sua parte inicial e também adeptos do nudismo mais para a o final.


Outro lugar interessante de se visitar é o museu do vinho. Além da degustação de vinhos locais (como o delicioso Vin Santo, pra quem aprecia vinhos doces como o do Porto), podemos acompanhar através de cenários montadas no local, cada passo da produção do vinho desde os tempos antigos aos dias de hoje.



O Mosteiro do Profeta Elias, situado nas proximidades de Emporio, nos permite degustar um vinho que é fabricado pelos monges "vinho santo". Quem gosta de vinho doce adora. O mosteiro foi construído na parte mais alta de Santorini, o que permite uma linda vista da ilha!


Santorini dispõe de dois portos: o porto "velho" e o porto Athinios ou porto "novo". Neste último podemos encontrar barcos que podem nos levar a ilhas mais distantes como a ilha de Mykonos. Para este destino só há um horário por dia para ir e a volta só é possível no dia seguinte.


Uma estadia em Santorini não pode excluir a região de Akrotiri (extremidade sul da ilha). Sítio arqueológico da idade do bronze e sua espetacular vista da caldeira!


Caso queiram me perguntar algo, terei prazer em responder. Basta clicar na palavra comentários. Obrigada!

5 comentários:

  1. Amigos, aguardo comentários, sugestões ou mesmo algo que precise corrigir rsrs Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado seu post! Também sou espírita e adorei a ideia! Vcs jantaram após a cerimônia? Quero ir ano que vem, mas com um jantar romântico :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,procurei deixar as informações bem detalhadas para quem quiser fazer o mesmo.Sim, o jantar (com bebidas) estava incluído no pacote que nós contratamos e,por sinal, estava muito gostoso.

    ResponderExcluir
  4. Para de locomover na ilha, é possivel ir de onibus? É possivel andar a ilha de ponta a ponta?

    ResponderExcluir
  5. Oi,obrigada pelo comentário.Não é possível andar a ilha toda a pé. Existem muitos bairros distantes. Nós não usamos o ônibus como meio de transporte. Existem mas não os vi muito frequentes. Nós alugamos um carro econômico e com valor muito acessível. Vale a pena alugar um carro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: