Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

domingo, 22 de março de 2015

Turquia: Istanbul

(Viagem em 10/2014, Publicado em 03/2015; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)


Antiga Constantinopla, assim batizada pelo imperador Constantino, que fez desta região estratégica a capital do Império Romano, Istanbul passou a ter esta denominação oficial a partir de 1930.

Ao chegarmos, precisamos trocar a moeda: 1 Euro = aproximadamente 2,75 TRY (Lira turca).As salas exibem uma decoração característica da época.
Por incrível que pareça, eles giram,giram e não ficam tontos...Caso queiram mais informações, terei prazer em responder. Basta clicar em Comentários. Obrigada!









Istanbul ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, que separam a Ásia da Europa, sendo a única metrópole do mundo cuja área se espalha em dois continentes.




Chegamos em Istanbul à noite, vindos de Atenas. Para se ir do aeroporto Ataturk (um dos dois da cidade - o outro encontra-se no lado asiático) ao hotel, localizado próximo ao centro histórico, fomos de táxi. A viagem é relativamente longa, mas o valor é razoável. 



Nem todos os turcos falam inglês fluentemente, mas encontramos um povo em geral hospitaleiro e prestativo. A primeira constatação de que estávamos em um lugar de cultura diferente dos que já havíamos visitado veio bem cedo (em torno das 6h da manhã).


Este é o terraço do nosso hotel. Não tínhamos nos dado conta que se situava próximo a uma mesquita e, fomos acordados por alto-falantes convocando os fieis para a primeira das cinco orações realizadas, segundo a tradição muçulmana. Como turista que gosta de conhecer novas culturas, admirei a fé demonstrada pelos turcos, mas podia ser um pouquinho mais tarde , não é? rs

Mas ao contrário de outros países de maioria muçulmana e tradições mais rígidas, Istanbul é uma cidade cosmopolita onde as mais diversas crenças convivem em harmonia. Não há a exigência oficial de trajes mais conservadores para as mulheres (exceto no interior dos templos de oração), e as que assim se vestem, o fazem por vontade própria ou seguindo os costumes de suas famílias.



Existem vários meios de transporte (os principais são os ônibus, os bonde e o VLT, o que torna relativamente fácil chegarmos aos principais pontos turísticos.



Metrô - 2,40 liras cada ticket ônibus - 4 tickets por 14 liras. Trem:6 tickets por 20 liras. Podem ser comprados em máquinas instaladas nas ruas:




Principais atrações
Mesquita Azul : Foi construída pelo sultão Ahmed entre 1609 a 1616 em estilo clássico otomano. Em outubro, fecha para visita às 12.00h, 15.30h e 17.00h (horários das orações). Não há taxa de entrada. A estação de metrô mais próxima é a de Sultanahmet.
É preciso se vestir adequadamente para visitar uma mesquita:



Basilica de Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sofia): Muito parecida com a Mesquita Azul, da qual é vizinha, hoje é um museu e está em reforma. Entrada: 30 liras.

 Cisterna da Basílica: Vizinha da Basílica, foi construída na época Bizantina para armazenar água caso seus arquedutos fossem destruídos. Entrada : 20 liras.




Palácio Topkapi: Esse riquíssimo palácio foi residência dos sultões por três séculos.



Aposentos dignos de um Sutão e seu harém, rsrs.


Seus jardins oferecem uma linda vista para o Bósforo. A parada de bonde mais próxima é a de Gulhane. Entrada: 30 liras.

 
Palácio de Dalmabahce: Foi o principal centro administrativo do Império Otomano.



É situado na margem oriental da cidade, do outro lado da ponte de Gálata.



Possui a maior coleção de lustres feitos de cristal no mundo. 



O palácio costuma ser utilizado pelos chefes de estado turcos, de onde despacham quando estão na cidade, ou onde oferecem recepções a convidados.

Cuidado para não programar uma visita em uma quinta-feira, pois nesse dia da semana o palácio não abre à visitação! Entrada: 40 liras.



Torre de Gálata :  Atravessando a ponte de Gálata ou embarcando num bonde até a estação Karakoy, ainda é preciso caminhar por umas ladeiras até sua entrada.



Vale pelo visual e boas fotos como esta, do lado Asiático de Istanbul. Entrada: 18 liras.



Grande Bazar: É necessário pechinchar bastante (os turcos adoram!)... porém podemos conseguir diversos ítens com um valor bem interessante!


 Uma dica: algumas lojas fecham na hora da oração nas mesquitas, e segundo um morador local, eles não gostam de perder uma venda. Então, aproveite quando o comerciante estiver se preparando para sair para rezar, pois ele vai ter pressa em fechar o negócio e não vai "chorar" muito! rs
A agitação à noite ocorre nos arredores da Praça Taksim e ao longo da avenida Istiklal. Lá encontramos uma grande concentração de jovens, muitos bares e restaurantes, além de performances de artistas de rua.




É também o lugar preferido pela população para se manifestar por seus direitos!




Em alguns locais, como restaurantes, encontramos os Derviches dançantes - 

Muito característicos na Turquia,uma dança-meditação, chamada Sema, que consiste numa dança masculina acompanhada por música de flauta e tambores.

Os dançarinos, giram sobre si mesmos com os braços estendidos, simbolizando "a ascendência espiritual para a verdade".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: