Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

domingo, 22 de março de 2015

Itália: Outono em Veneza

(Viagem em 10/2014, Publicado em 03/2015; Texto: Gilda M.Lavecchia; Fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda M.Lavecchia)

Inauguramos nosso blog com um resumo de nossa viagem à Europa em outubro de 2014!

Após fecharmos o nosso roteiro, Daniel e eu optamos por subir o litoral da Croácia, mas claro, aproveitar ao máximo tudo que fosse possível conhecer... Tínhamos 25 dias e escolhemos o mês de outubro, explorando as belezas da antiga Iugoslávia incluindo alguns países próximos.

Visitamos: Itália (Veneza), Turquia (Istambul), Croácia (13 cidades), Bósnia-Herzegovina (Mostar), Montenegro (3 cidades), Eslovênia (2 cidades, 1 castelo e 1 gruta), Portugal (5 cidades).

Pode parecer loucura visitar tantos lugares em menos de 1 mês, mas isso vai depender de como você planeja fazer sua viagem: descanso ou “imersão” em um destino específico, ou explorar o máximo de uma região no menor tempo possível para conhecer o que há de mais interessante e retornar aos lugares que mais gostou em futuras viagens (nosso caso).  

Preferimos usar como meios de transporte avião e carros alugados, já que a maioria dos trechos não tinha como ser feita por trem e queríamos poder controlar o tempo do nosso modo.


O Airbus A340-300 da TAP que nos levou a Lisboa

Optamos por voar para a Europa pela TAP, companhia com a qual nos sentimos mais à vontade por falar nossa língua, por ter uma excelente rede de conexões, por seu programa de fidelidade Victoria (do qual somos clientes) e por ela ser membro da Star Alliance (aliança que também reúne todas as outras companhias que utilizamos em nossa viagem). 

E em nossos deslocamentos, procuramos vôos com escalas que permitissem incluir visitar outros destinos interessantes, o que nos possibilitou incluir Portugal no roteiro e voltar por Zagreb.

Na ida fomos  para Veneza (linda cidade e próxima da Croácia) e  acrescentamos mais 2 vôos internos com o objetivo de conhecer Istambul e começar a viagem por carro  partindo de  Montenegro.


Uma dica importante é abrir o site TripAdvisor e ver os comentários sobre as atrações turísticas de cada lugar.

Vamos tentar passar um pouco da experiência que tivemos nestes países!

Por mais de um milênio, foi capital da República de Veneza, cujo território incluía grande parte do nordeste da atual Itália e da costa oriental da península, bem como das ilhas do Adriático. Hoje Veneza é uma cidade da região de Vêneto. É classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 


VENEZA



Existem algumas formas de chegarmos na cidade vindo do aeroporto. Para decidir a mais conveniente, é bom verificar onde está seu hotel. Veneza tem muitas pontes e escadarias que não combinam com muitas malas. Do aeroporto Marco Polo pode-se ir de vaporetto (paga-se 27,25 Euros por pessoa), ônibus ou táxi (lancha). Nosso hotel ficava no bairro de Cannaregio e tinha uma estação do vaporetto em frente. Porém, prepare-se para arrastar malas do aeroporto até o local de embarque se for esta a opção escolhida!



Para se locomover em Veneza a dica é comprar um cartão múltiplo que dá direito a utilizar os vaporettos por 24h. Cada viagem com bilhete unitário sai por 7 Euros. Com os 20 Euros pagos no cartão múltiplo, pode-se fazer quantas viagens quiser dentro deste período. Preste atenção antes de embarcar, pois cada ponto de embarque atende a linhas diferentes.

O núcleo histórico de Veneza é constituído por 18 ilhas, algumas delas só acessíveis por barcos. Ao contrário do que alguns pensam, a cidade não se restringe apenas à área mais conhecida, ao redor do Gran Canal e suas numerosas pontes. Uma dessas ilhas, separada pelas águas do cais de São Marcos,  é a ilha de San Giorgio Maggiore. Situada em frente à praça de São Marcos abriga a igreja de mesmo nome que é uma das mais famosas obras de Andrea Palladio. Desta ilha temos uma linda vista:


A oeste encontramos a ilha Giudecca, estreita e longa, paraíso da nobreza no século XVI que lá construiu seus palácios com grandes jardins e quintais. Do outro lado (mais ao norte) vemos as ilhas de San Michele (cemitério), Murano e Burano, interessantes para o turista que dispuser de tempo para visitá-las.

Veneza é uma cidade romântica e rica em cultura. Pode-se asssistir a concertos realizados em igrejas além de visitar exposições de arte em palácios seculares como o Palácio Ducal (século XVII), antiga sede do governo da República (visto acima).


Vou citar algumas atrações turísticas e os pontos de vaporettos próximos :

PONTO TURÍSTICO
VAPORETTO
Ponte dos Suspiros
Vallaresso; San Zaccaria
Ponte Rialto
Rialto
Palazzo Corner
Giglio
Palazzo Della Zecca
Valaresso
Palazzo Ca'D'Oro
Ca'D'Oro
Palazzo Ducal
Valaresso
Palazzo Giustinian
Academia
Palazzo Grassi
San Samuele
Palazzo Labia
Ponte dele Guglie
Teatro La Fenice
Giglio
Basílica del Redentore
Redentore
Basílica de São Marcos
Valaresso
Basílica de San Pietro Di Castello
San Pietro
Basílica de Santa Maria Della Salute
Salute
Praça e igreja dos Santos Giovanni e Paolo
Fondamenta Nuove
Igreja de San Giorgio Maggiore
San Giorgio
Praça de São Marcos
Valaresso
Bairro Cannaregio
Madonna dell'Orto
Ilha Burano
Burano
Ilha Murano
Colonna
Lido
Lido




Caso queiram me perguntar algo, terei prazer em responder, basta clicar na palavra comentários. Obrigada.



Esta viagem contou com o apoio da

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: