Pesquisar no blog

Château Batalha

Château Batalha
Château Batalha, sua casa no Centro de Portugal

domingo, 22 de março de 2015

UMA RÁPIDA VISITA AO PAÍS-IRMÃO, PORTUGAL (10/2014)

(texto: Gilda Lavecchia; fotos: Daniel R.Carneiro e Gilda Lavecchia)

Portugal é a nação mais a ocidente do continente Europeu. Seu nome provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino era Portus Cale.



Nossa passagem de volta ao Rio saía de Zagreb com uma escala em Lisboa. Então resolvemos ficar 5 dias antes de continuar a viagem para casa. Além de Lisboa, visitamos Óbidos, Caldas da Rainha e Évora.

 LISBOA

Além de ser a capital do país, Lisboa é a cidade mais populosa de Portugal, possui atrações turísticas muito interessantes, além da  gastronomia característica da região, como os famosos pastéis de Belém.

Chegando ao aeroporto de Lisboa vale à pena procurar um guichê de informações turísticas e comprar um Lisboa Card. Trata-se de um passe dando direito a vários tipos de transporte e entrada grátis ou descontos em atrações turísticas (30euros cada podendo usar por 72hs):

Mosteiro dos Jerônimos

 É um mosteiro manuelino muito bonito externa e internamente, testemunho monumental das riquezas dos Descobrimentos portugueses . Este mosteiro foi construído no século XVI e situa-se na freguesia de Belém, perto do estuário do Rio Tejo. (sem custo pelo Lisboa Card). 



Torre de Belém


 Já foi forte, prisão, alfândega e farol, hoje é um dos monumentos mais expressivos de Lisboa.  É interessante conhecer sua arquitetura porém, vale uma dica: Se estiver com pressa não vá até o último andar pois ficará literalmente preso na Torre. A escada é muito estreita e só é possível subir ou descer. Quando chegamos ao terraço nos beneficiamos com uma linda vista mas há um acúmulo de turistas e temos que esperar para descer aos pouquinhos de acordo com um sinal verde e vermelho. A torre e o monumento Padrão dos Descobrimentos também situam-se na freguesia de Belém próximo ao mosteiro dos Jerônimos beirando o Rio Tejo.







Praça do Comércio

Saindo do Mosteiro dos Jerônimos , do outro lado da rua indo para o lado esquerdo existe um ponto do bonde elétrico. Uma boa dica é cutir este transporte inusitado, para nós, e apreciarmos a paisagem até a Praça do Comércio. Nos seus arredores encontraremos um vasto comércio além barzinhos e restaurantes.

Oceanário de Lisboa

Fica na estação de metrô Oriente onde tem o Shopping Vasco da Gama. Custa 14 Euros e com desconto do cartão sai a 11,9 Euros por pessoa. Este aquário ocupa 3 andares do prédio contendo tubarões, arraias e diversos peixes, além de estruturas ao seu redor expondo pingüins e peixes exóticos.










Junto com o Lisboa Card recebemos um livreto mostrando várias atrações incluindo museus. Infelizmente não tive tempo para conhecer a maioria.

Ao lado do Shopping Vasco da Gama há uma rodoviária onde pode-se pegar um ônibus (3,40 Euros) para um Outlet chamado Freeport. Pode-se ir também de shuttle por 10 Euros, saindo às 10hs da praça Marquês de Pombal ou 10,15h do Hotel Mundial e voltando às 16,30h. São 109 lojas bem organizadas. O valor das roupas de grife não são tão menores como em Nova York mas pesquisando bem, consegue - se comprar com preços bem acessíveis. Ele situa-se fora dos perímetros de Lisboa em torno de 40 minutos dos pontos de embarque.
Funcionamento: domingo a quinta-feira e feriados 10:00-22:00hs e sextas-feiras , sábados e vésperas de feriado  10:00-23:00hs.







ÉVORA

A 132km de Lisboa, Évora é uma cidade histórica no coração do Alentejo. Vários reis fixaram residência nesta cidade deixando um patrimônio cultural, preservado ao longo do tempo.
A Praça de Giraldo é um ponto turístico rico em história. É um ícone de homenagem a Geraldo Geraldes, pois este conquistou Évora aos mouros em 1167.

Podemos ver as ruínas de um templo romano (séc. I)




 o Arqueduto da Água da Prata





 e a Capela dos Ossos(Igreja São Francisco) entre outros...







Pode-se chegar a Évora de trem. Pegando o metrô (linha azul) direção Amadora Este, desce na estação Jardim Zoológico-Sete Rios onde há uma conexão com o trem que leva para Évora. O percurso leva 1,30h (22Euros ida e volta).O horário começa 8hs,9hs...volta 16,50h,19,10h...

 ÓBIDOS

 Em direção ao norte de Lisboa (85km) chegaremos a Óbidos. Se não estiver com um carro, pode-se ir de ônibus (tem uma parada na entrada principal da cidade).

Pegando o metrô até a estação Campo Grande , vire à direita e procure os ônibus brancos com faixa vermelha escritos Tejo , empresa WWW.rodotejo.pt. Tem vários horários na ida começando por: 7,30h , 8h, 8,30h,9h,9,30h,11h... Na volta há disponibilidade de horários até bem tarde. O percurso leva 1h e custa 7,60 Euros .
Óbidos é uma das 7 maravilhas de Portugal. Ao passear por suas ruas deparamo-nos, a cada passo, com vestígios de civilizações passadas.

Encontramos um bar medieval chamado Arco da Cadeia onde existia uma cadeia do século XI. Com brasões nas paredes é um lugar muito interessante.  Não deixe de provar uma tacinha do ginja (licor feito com cerejas).
Nas ruelas vemos lojinhas com apetrechos locais muito bonitinhos! Uma boa dica é comer um excelente bacalhau no restaurante Lidador!






CALDAS DA RAINHA

 Apenas 7 km separam Óbidos de Caldas da Rainha, cidade relativamente grande, limpa e  com um bom comércio.
Caldas da Rainha originou-se quando a rainha D.Eleonor, esposa de João II de Portugal e sua corte passavam pela região e soube que várias pessoas se banhavam em águas de odor intenso que  tinham poderes curativos. A rainha também era doente, se banhou naquelas águas e ficou curada. Então, determinou erguer naquele lugar um hospital termal para atender quem quisesse se tratar.




Como o solo é rico em argila, desenvolveu-se a produção de cerâmica onde as peças tinham abordagem humorística, decorativa, erótica, caricaturista e naturalista.




O rei Dom Luis I de Portugal gostava de presentear seus amigos com estas peças que ficaram bastante conhecidas.


Tem ônibus com frequência para Lisboa por 8,70 Euros.

Retornando a Lisboa, fizemos os últimos passeios e adquirimos um transfer do hotel por 8 Euros cada em direção ao aeroporto.

Como toda viagem, existe o processo de elaboração e realização. Quando chegamos ao fim felizes por termos conseguido atingir os nossos objetivos, com o mínimo de percalços, nos sentimos na obrigação de ajudar outras pessoas a conhecerem estes lugares da maneira mais tranquila possível.

Caso queiram me perguntar algo, terei prazer em responder, basta clicar na palavra Comentários. Obrigada!





Esta viagem contou com o apoio da





Quer viajar também? Então nos procure para mais informações!
Oferecemos roteiros nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos e fluviais no Brasil e em todo o mundo, reserva de hotéis e resorts, passagens aéreas e seguro viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: